sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Carlos Lyra


Carlos Lyra

Canção que Morre no Ar ( Carlos Lyra- Ronaldo Boscoli)

Brinca no ar
Um resto de canção
Um rosto tão sereno
Tão quieto de paixão
Morre no ar
O sempre mesmo adeus
Meus olhos são teus olhos
Para nós, vem
Um mundo sempre amor
O pranto que desliza
No seio de uma flor
Terra-luz, anjo só
Mil carícias, você traz
Beijo manso, luz e paz

Canção que Morre no ar é uma música de autoria de Carlos Lyra com seu parceiro Ronaldo Boscoli.
O compositor da bossa nova Carlos Lyra cujo nome completo é Carlos Eduardo Lyra Barbosa nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de maio de 1936.
Dizer que a música brasileira feita antes da bossa nova era medíocre e cometer uma injustiça. Toda uma geração de intérpretes e músicos que trabalhavam nas boates do Rio de Janeiro no anos 50 contribuíram para criar o fermento que iria desembocar na bossa nova. E tocando o grande repertório popular internacional contribuíram para que a bossa nova tivesse elementos da canção francesa, dos ritmos cubanos e do bolero.
Estes artistas eram os cantores Dick Farney, Lucio Alves, Tito Madi, Doris Monteiro, Dolores Duran, Sylvia Telles, Claudette Soares e conjuntos vocais como Os Cariocas e Quatro Ases e Um Coringa. Eram intérpretes como os violonistas Garoto, Luiz Bonfá, e Baden Powwel, pianistas como Johnny Alf, Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça, os saxofonistas Zé Bodega, Cipó k- Ximbinho, o acordeonista Joáo Donato.
O próprio Carlos Lyra era fã de Charles Trenet e Lucho Gatica.
Carlos Lyra antes de terminar o secundário já conhecera o privilégio de ter uma música chamada “ Menina” gravada em meados de 1956 pela também quase estreante Sylvia Telles.
Outro grande amigo foi Roberto Menescal que aluno do último ano do curso científico no colégio Melllo e Souza mudou-se pra o colégio Mallet Soares ao saber que Carlos Lyra estudava neste colégio. Os dois se entenderam bem, trocaram várias posições de violão que conheciam e Lyra estimulou Menescal a aprender a solar a desenvolver um estilo próprio. Em pouco tempo os dois resolveram abrir uma academia de violão para ganhar um pouco de dinheiro e se livrarem da pesada dependência que ainda tinham das famílias. A escola se instalou num apartamento vazio de um amigo de Carlos Lyra na rua Sá Ferreira atraiu grande quantidade ade alunos.
O mais importante no entanto estava acontecendo em outro ponto de Copacabana mais precisamente na Avenida Atlântica quase esquina da Constante Ramos. Foi no apartamento de uma amiga de Roberto Menescal a futura intérprete de bossa nova Nara Leão onde a anfitriã promovia reuniões diárias de violão com Menescal e outros rapazes um deles também colega do Mallet o garoto Luis Carlos Vinhas que estudava piano. Lyra juntou-se a turma em pouco tempo e graças a Menescal agregou-se ao grupo um jornalista bem mais velho do que eles que tinha vinte e sete anos chamado Ronaldo Boscoli.
Mais velho e muito mais experiente Boscoli era repórter da revista Manchete e nessa condição conhecia quase todo mundo da política do futebol e da música popular e era considerado o único adulto do grupo. Ele era cunhado do poeta e compositor Vinícius de Moraes e amigo de Tom Jobim que todos ali admiravam.
O grupos de jovens sonhadores e com a iniciativa de criar uma nova música popular começou a se expandir da casa de Nara. Apareceram o amigo Chico Feitosa que por sua vez levou o flautista Bebeto Castilho. Logo apareceram o violonista Normando Santos, os três irmãos Castro Neves todos tocando vários instrumentos e algumas moças sem grandes ambições artísticas mas muito interessadas no que os rapazes faziam. As noitadas começavam por volta da as nove e não tinham hora para acabar. Cantava-se e tocava-se violão pela noite afora- música dos outros ou as suas próprias que eles já estavam começando a fazer.
O estilo de vida que levavam e suas preferências musicais seriam decisivos para o tipo de música que eles queriam fazer. Todos ali eram bonitos, atléticos, bronzeados, moradores de Copacabana e Ipanema com muitas idas a praia e vendiam saúde. Pelo fato de serem jovens não se identificavam com a a melancolia das músicas românticas que então se faziam nas boates. Embora admirassem muito os compositores antigos não gostavam das letras que estes mestres faziam segundo eles tristes demais. A culpa de tudo diziam era do samba-canção. A música norte- americana que todos admiravam -Frank Sinatra era o ídolo deles- também podia ser romântica sem ser pessimista.

Posições Políticas
Havia uma bossa nova de esquerda representada pela ala politicamente engajada da bossa nova representada por Carlos Lyra. Nara Leão e Sérgio Ricardo além de letristas e dramaturgos como Ruy Guerra e Gianfrancesco Guarnieri.
Carlos Lyra ajudou a fundar o CPC ( Centro Popular de Cultura)e foi diretor musical da Rádio Nacional ( afastado pelo golpe de 64), escreveu música para teatro infantil, adulto e “participante” musicou filmes do Cinema Novo.

Calor Lyra casou-se com a norte americana Kate Lyra.

Parceria Com Vinícius de Moraes

A parceria com Vinícius de Moraes rendeu canções como “ Minha Namorada”

Minha Namorada ( Carlos Lyra- Vinícius de Moraes)

Se você quer ser a minha namorada
Ai que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente esta coisinha
Essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ter
Você tem que me fazer
Um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
E também não perder este jeitinho
De falar devagarinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho
Sem ninguém saber porque
E se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada
Minha amada , mas amada para valer
Aquela amada de amor predestinada
Sem a qual a vida é nada
Sem a qual se quer morrer
Você tem que vir comigo
Em meu caminho
E talvez o meu caminho
Seja triste para você
Os seus olhos tem que ser só dos meus olhos
E os seus braços o meu ninho
No silêncio de depois
E você tem que sera estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois.

A parceria rendeu ainda “ Pode ir” , “Maria Moita”, “Você e Eu”,.” Coisa mais Linda”, “Mas Também quem Mandou”.

Carlos Lyra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário