segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dolores Duran


Dolores Duran

A Noite de Meu Bem (Dolores Duran)

Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero paz de criança dormindo
E abandono de flores se abrindo
Para enfeitar a noite de meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! eu quero o amor, o amor mais profundo
Eu quero toda beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite de meu bem
Ah! como este bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda a pureza que eu quero lhe dar

Vida

A cantora e compositora Dolores Duran cujo nome verdadeiro era Adileia Silva da Rocha nasceu em 7 de junho de 1930. Era a terceira de quatro filhos do sargento da Marinha Armindo José da Rocha e da dona de casa Josefa Silva da Rocha. Nasceu no Bairro da Saúde, no Centro do Rio de Janeiro. Mas a família se transferiu para vários endereços desde dos subúrbios de Irajá e Pilares ao Largo de Campinho e até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Teve uma vida pobre de muitas dificuldades e pouco dinheiro. Cursou o primário, não chegando a concluir o ginásio. Aprendeu muita coisa sozinha pois era de natureza muito perspicaz e esperta. Sem dúvida foi menina-prodígio pois desde garotinha já cantava em festas de reisado e ia vestida de anjinho em procissões. A mãe tinha boa voz mas não quis seguir carreira.
Dolores não teve receio para encarar um mal-humorado Ary Barroso no programa dominical dirigido pelo famoso compositor de Ubá, Minas Gerais. O programa chamava-se Calouros em Desfile e era exibido na Rádio Tupi. Cantou o bolero “ Vereda Tropical” uma audácia de sua pessoa pois Ary era ultranacionalista e não era muito dado a estrangeirismos. Mas apesar disso ganhou a nota máxima no programa.
Depois foi tentar a sorte na Escada de Jacó outro famoso programa de calouros apresentado por Zé Bacurau. Foi tao bem que passou a integrar a caravana de cantores do programa cantando todos os domingos em shows de bairro, entre cinema teatros e circos, com o devido aval da família, Um caso singular pois naquele tempo a carreira de cantora era muito malvista como carreira para moças de boa família. Antes de se profissionalizar ainda adolescente conseguiu atuar como radioatriz na Rádio Tupi no programa de histórias infantis Teatro da Tia Chiquinha. Também passou muitas manhãs de domingo ao lado de iniciantes como Gerdal dos Santos e Natálhia Timberg no Teatro Carlos Gomes em peças infantis do diretor Olavo de Barros tais como “Aladim e Lâmpada Maravilhosa”, “Mãe d´Água”, “O Gaúcho” e “O Príncipe de Limo Verde.” Era um sacrifício para a família pois nesse tempo morava em Duque de Caxias e só havia o trem como transporte até o Centro do Rio. Mas a família sempre incentivou a vocação da menina.
Dolores tinha grande facilidade em aprender idiomas. Aprendeu a dominar o inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e até esperanto.

Características da Personalidade

Dolores tinha uma personalidade inquieta e era de personalidade muito forte e muito dona de si. Teve vários casos afetivos. Era de fato uma mulher á frente do seu tempo. Na vida pessoal e na vida artística. Foi menina-prodígio pois demonstrou talento artístico desde muito cedo. Mais crescida foi morar sozinha antes mesmo de se casar. Encarou os auditórios das rádios e boates ainda mocinha e namorou com quem bem entendeu e teve um comportamento sexual muito avançado para a época sem se preocupar com o protocolo reservado obrigatoriamente as mocinhas da época. Era mulata e enfrentou o preconceito. A respeito de deste fato sofreu uma ação preconceituosa muito forte por parte de uma pessoa. Na época estava namorando o compositor Billy Branco que testemunhou o fato e escreveu uma música cheia de significado:

A Banca do Distinto (Billy Branco )

Não fala com pobre, não dá mão a preto
Não carrega embrulho
Para que tanta pose doutor
Pra que esse orgulho
A bruxa que é cega esbarra na gente
E a vida estanca
O enfarte lhe pega doutor
E acaba esta banca
A vaidade é assim põe o bobo no alto
E depois retira a escada
Mas fica por perto esperando sentada
Mais cedo ou mais tarde acaba no chão
Mais alto o coqueiro maior é o tombo
do coco afinal
Todo mundo é igual quando a vida termina
Com terra por cima e na horizontal.

Ainda sobre a questão da cor da pele ocorreu uma postura singular da cantora que contribuiu para entendermos sua personalidade e como isso influenciou em sua carreira. Adileia fez aulas de música e canto no subúrbio de Brás de Pina com a professora Mercedes Malagutti. Mas não teve paciência para seguir no canto lírico nem quis ser cantora lírica. Sua frase: “ A gente não vê preto em ópera isso não dá futuro”.

Era simpatizante do Socialismo numa época em que poucos no Brasil conheciam este sistema ideológico. Não era de se curvar a homem nenhum tanto que seu casamento durou pouco mais de dois anos. E num país em que o divórcio era proibido. Foi uma das primeiras compositoras e letristas brasileiras e uma das pioneiras cantoras de impostação moderna um estilo de cantar coloquial sem os exageros do bel canto. Contudo não era contida. Tinha bom alcance vocal.


Letrista

Dolores virou letrista e compositora nos três último ano de sua vida.
A letrista passou a ser levada mais a sério de fato quando, ao ouvir Tom Jobim tocando “Por causa de você” num piano, no estúdio da Rádio Nacional achou linda a melodia pegou um lápis de sobrancelha e começou a rascunhar num guardanapo a letra que lhe vinha a mente. Vinícius de Moraes que já havia feito uma letra para aquela melodia ao ler o poema de Dolores optou por rasgá-la .Achou a de Dolores melhor. Dai o para frente foram não só letras mas também músicas cada vez mais bonitas e de forte apelo popular.
Entre suas músicas há a famosíssima A Noite de Meu Bem, feita para um dos seus muito namorados Nonato Pinheiro “ Solidão”,a igualmente famosa “Fim de caso”. Também assinou o mega clássico Estrada do Sol em parceria com Tom Jobim. Ainda compôs O Negócio é Amar outro clássico “ Castigo” a já citada Por causa de Você” , “Leva-me Contigo”, “Arrependimento”, “ “Ternura Antiga” e “Ideias Erradas” e muitas outras em apenas quatro anos sendo quinze destas músicas clássicos do nosso cancioneiro. E quase não teve tempo para gravar suas próprias canções (gravou sete delas em vida).
Seus parceiros eram além de Tom Jobim, o empresário Fernando César, o publicitário Edson Borges (cujo apelido era Passarinho), o pianista J. Ribamar, Edson França conhecido como Edinho (da primeira formação só Trio Irakitan) e postumamente também Carlos Lyra Billy Branco, Lúcio Alves e Oscar Castro Neves além do comediante Chico Anísio.
A maioria das letras que ela compunha era triste. Com isso podemos indagar: o estado de espírito das músicas correspondia a personalidade da cantora ?
A maioria das pessoas que conviveram com ela testemunham que ela tinha uma personalidade diferente do estado de espírito de suas músicas. Era uma pessoa alegre e brincalhona mas muito observavam também uma pessoa um tanto introspectiva e angustiada. Em termo de conteúdo suas letras rezavam a cartilha da mulher dos anos 50. Em geral ela relevava as falhas do ser amado e se colocava numa postura submissa ao homem com direito a arrependimentos típicos dos corações atormentados da Era do Samba- Canção. Por outro lado eram letras muito bem escritas, num tom coloquial que faz com que nenhuma palavra fique ultrapassada mesmo já tendo se passado cinco décadas. E se pusermos as canções fora do contexto da época veremos que elas podem ser cantadas hoje sem que fique evidenciado nenhum machismo implícito ou dramalhão excessivo.

A Filha

Pouco antes da morte de Dolores, uma recém-nascida negra órfã foi parar nas mãos de sua empregada e esta não sabia o que fazer com a criança. Dolores decidiu adotar a menina que hoje é sua herdeira e chama-se Maria Fernanda Virgínia da Rocha Macedo.

Morte

Desde pequena Dolores apresentava problemas cardíacos. Com oito anos lhe foi diagnosticado uma febre reumática doença que comprometia o coração a longo prazo. A cantora desmaiava com facilidade sentia taquicardia e dores no peito
Os médicos haviam lhe alertado que ela não teria vida longa e que para prolongá-la ela teria que ter uma vida mais regrada. Não podia beber, nem fumar e também não trocar o dia pela noite prescrições que a cantora se recusou a cumprir. Ela adorava uísque, fumava três maços de cigarro por dia e chegava em casa todo dia ao amanhecer. Preferia viver menos e mais intensamente do que se privar das coisas que mais gostava na vida.
Dolores Duran morreu dormindo no dia 24 de outubro de 1959 com apenas 29 anos de idade. Ao chegar em seu apartamento como sempre depois de mais uma noite vivida intensamente, ao amanhecer, apenas brincou com a empregada: “Não me acorde, estou cansada. Quero dormir até morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário