segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Lupicínio Rodrigues


Lupicínio Rodrigues

Cadeira Vazia (Lupicínio Rodrigues- Alcides Gonçalves)

Entra meu amor, fique á vontade
E diz com sinceridade o que desejas de mim
Entra, podes entrar, a casa é tua
Já que cansaste de viver na rua
E teus sonhos chegaram ao fim
Eu sofri demais quando partiste
Passei tantas horas tristes
Que não gosto de lembrar esse dia
Mas de uma coisa podes ter certeza
Teu lugar aqui na minha mesa
Tua cadeira ainda está vazia
Tu és a filha pródiga que volta
Procurando em minha porta
O que o mundo não te deu
E faz de conta que sou teu paizinho
Que há tanto tempo aqui ficou sozinho
A esperar por um carinho teu
Voltaste, estás bem, estou contente
Só me encontraste um pouco diferente
Vou te falar de todo o coração
Não te darei carinho nem afeto
Mas para te abrigar podes ocupar meu teto
Pra te alimentar podes comer meu pão

Vida

Lupicínio Rodrigues nasceu no bairro de de Ilhota em Porto Alegre no dia 16 de setembro de 1914. Era filho de Francisco Rodrigues que trabalhava como agregado do desembargador André da Rocha na portaria da Escola de Comércio. A mãe, Dona Bega, era lavadeira.
Lupicínio era de uma família de vinte e um irmãos. O pai lhe deu este nome em homenagem a um dos heróis da Primeira Guerra Mundial iniciada no ano em que Lupicínio nasceu.
André da Rocha pagou os estudos de Lupicínio que estudou em bons colégios. Morava numa casa simples mas que dava conforto a imensa prole com direito a ter um pátio com galpão e parreira.
Aos 12 anos completou primário, já fazendo música e jogando bola. Preocupado o pai o matricula num curso profissionalizante de mecânico onde ele sai aprendiz em uma oficina de bondes. Também ajudava no orçamento de casa trabalhando como vendedor ambulante, mandalete ( o boy da época) e operário.
Fazia parte da Bandinha Furiosa formada por músicos que tinham todos pelos menos 20 anos a mais do que ele. No carnaval a a bandinha mudava o nome para Bloco do Moleza e é onde vai estrear ao 13 anos de idade, o compositor Lupicínio Rodrigues com a marchinha “ Carnaval” em 1927.
Tinha um desempenho vocal tão bom que foi contratado pelo já profissional Conjunto Catão. O pai sente que a vocação artísticas do filho é séria e tenta tirá-lo desta vida antes que seja tarde; altera a data de nascimento do filho de 15 para 18 anos e o põe no serviço militar a fim de que se tornasse militar. Mas não adiantou nada.

Fatos marcantes

A primeira musa das muitas mulheres que o compositor teve foi Inah habitante da bucólica Santa Maria cidade a trezentos quilômetros de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Lupicínio foi enviado para esta cidade do Rio Grande do Sul por causa de indisciplina. Passou bêbado e fantasiado ( estava de serviço) em frente ao quartel em pleno Carnaval.
A família de Inah começou a se desesperar com a incorrigível boêmia do pretendente. Inah intima Lupicínio a casar-se com ela. Lupicínio diz não. Muito ofendida Inah casa-se com outro.
E ainda houve o casamento meteórico de viúvo pois Lupicínio teve um casamento com Juraci que estava no leito de morte quando pediu a ele que legalizasse a situação com ela para legalizar a situação da filha que tivera com o compositor.
Mais tarde o compositor casou-se com Cerenita moça que conheceu em Santa Maria quando ela era muito jovem que lhe deu o primeiro filho homem: Lupicínio Rodrigues Filho.
O compositor foi convidado a compor o hino do Grêmio Football Porto Alegrense time do coração. Inspirou-se em uma greve de operários com o mote “ Até a pé nós iremos para o que der e vier” e o que era tema de momento acabou virando o hino oficial do clube.
O compositor também foi dono de restaurantes e churrascarias Em tempos de mudar de vida ele abre a primeira das tantas casas noturnas que teria a churrascaria Jardim da Saudade. Além disso muito interessado no tema dos direitos autorais torna-se representante regional da SBACEM ( Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música), função que exercerá pelos vinte e oito anos seguintes.
Os parceiros do compositor foram Alcides Gonçalves com quem compôs “ Cadeira Vazia”, “ Castigo “ “ Maria Rosa “ e Felisberto Martins. Com esse deu-se um fato curioso; além de parceiro Felisberto era o diretor artístico da maior rival da Victor a Odeon, E um grande “comprositor”. Tornou-se com a compra de parcerias coautor de dezenas de canções sem jamais ter escrito uma linha ou uma nota delas. Só com Lupicínio são pelo menos vinte canções. Era um acerto tão objetivo de troca de favores que só depois de dois anos a os dois parceiros tiveram o primeiro encontro.

Esses Moços

Lupicínio compôs 'Esses Moços” para convencer o amigo Hamilton Chaves a não casar. O que lhe valeu a eterna antipatia da futura esposa do parceiro.
A letra é a seguinte :

Esses Moços ( Lupicínio Rodrigues)

Esses moços, pobre moços
Ah se soubessem o que eu sei
Não amavam, não passavam
Aquilo que eu já passei
Por meus olhos, por meus sonhos
Por meu sangue, tudo enfim
É que eu peço a esse moços
Que acreditem em mim
Se eles julgam
Que ha um lindo futuro
Só o amor
Nesta vida conduz
Saibam que deixam o céu
Por ser escuro
E vão ao inferno
Á procura de luz
Eu também tive
Nos meus belos dias
Esta mania que muito me custou
Pois só as mágoas que eu trago hoje em dia
E estas rugas
Que o amor me deixou
Esse moços, pobres moços
Ah, se soubessem o que eu sei.

Vingança

A famosíssima Vingança foi composta em 1951. Ganhou fama internacional graças á versão em espanhol, gravada em ritmo de tango por vários artistas argentinos.
A letra é forte e muito humana provocando profunda comoção em que a ouvia. Também seu teor parece com os das pragas bíblicas ainda que se tenha que ressaltar a coloquialidade do texto. Quase uma carta.
A canção ficou muito famosa na voz da cantora Linda Batista.

Vingança (Lupicínio Rodrigues)

Eu gostei tanto
Tanto, quando me contaram
Que lhe encontraram
Bebendo e chorando
Na mesa de um bar
E que quando os amigos
Por mim perguntaram
Um soluço cortou sua voz
Não lhe deixou falar
Mas eu gostei tanto
Tanto, quando me contaram
Que tive mesmo que fazer esforço
Para ninguém notar
O remorso talvez seja a causa
Do seu desespero
Você deve estar consciente do que praticou
Me fazer passar esta vergonha
Com um companheiro
E a vergonha
É a herança maior que meu pai me deixou
mas enquanto houver força em meu peito
Eu não quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança.
Aos santos clamar
Você há de rolar entre as pedras que rolam na estrada
Sem te nunca um cantinho de seu
Para poder descansar.

A partir daí, pelos dez anos seguintes Lupicínio será um dos compositores de maior sucesso e prestígio em todo o pais desmentindo o fato de que para ser famoso e conhecido o compositor tinha que ser carioca ou paulista.
Mas aí veio anos 60 e o compositor caiu no ostracismo. Até o próprio filho não acreditava que o pai tinha sido um artista.
A música de Lupicínio resumia todas as patologias e neuroses que a geração da década de 60 queria esquecer. O golpe definitivo da realidade se dá em 1967 quando inscreve a saudosista “ No Tempo da vovó” no II Festival Internacional da Canção, o Fic e não é sequer classificado. O clima estava mais para compositores mas novos e de acordo com a nova realidade do para um cinquentão lembrando do tempos da avó.
A saída do compositor do ostracismo de deveu ao poetas concretistas Augusto e Haroldo de Campos mais Décio Pignatari que escrevem um artigo surpreendente sobre o compositor, Tendo conhecido o compositor em Porto Alegre ficaram surpresos com a inexistente fronteira entre o sublime e o grotesco na obra do compositor.
Apesar de apenas alguns intelectuais da época terem dado atenção ao artigo, este se mostra profético e ajudaria o compositor num futuro próximo.
Foi quando João Gilberto depois de anos no exterior grava “ Quem Há de Dizer “ uma canção de Lupicínio em 1971. Depois Caetano Veloso influenciado por João Gilberto volta do exílio londrino cantando “ Volta “ outra canção de Lupicínio. Caetano Veloso então passa a divulgar a obra do compositor. Gravando “ Felicidade” ,outra canção de Lupicínio.
Por fim a grande cantora Elis Regina, também gaúcha criada em uma Porto Alegre bem diferente da que Lupicínio vivera grava duas de suas canções “Cadeira Vazia e Maria Rosa.
Mas a vida do compositor já estava chegando ao fim. As gravações de Elis e Caetano são uma das duas últimas notícias que recebe.
O compositor morreu de insuficiência cardíaca decorrente de diabetes no dia 27 de agosto de 1974. depois de uma semana internado na Unidade de Tratamento Coronário do Hospital Ernesto Dornelles. Já estava mal quando o filho lhe traz a notícia : Pai, “ Felicidade” ( na versão de Caetano) tá estourando na parada de sucessos ! “ Ele ainda tem forças para retrucar: Finalmente estão reconhecendo de novo o velhinho...”
Foi velado no estádio Olímpico do seu amado Grêmio com a bandeira do time cobrindo o caixão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário