domingo, 12 de novembro de 2017

Os Cariocas


Os Cariocas

Tim tim por tim tim ( Geraldo Jacques- Haroldo Barbosa)

Você tem que dar, tem que dar
O que prometeu meu bem
Mande o meu anel de volta
Eu lhe mando o seu também
Mande a carta em que eu dizia
O amor não tem fim
Que eu lhe mando outra explicando
Tim-tim por Tim- tim
Você tem que devolver
O que era meu, meu bem
Mande seu retrato e ponha outro em seu lugar
Morreu um rei, salve o rei que vai chegar
Não sei sofrer, não sei chorar
Eu sei me conformar

História

O conjunto vocal mais antigo do mundo em atividade formado em 1942 e profissionais desde 1946 constituído em sua origem pelo líder Ismael Neto, Severino Filho, Badeco (Emanoel Furtado), Quartera ( Jorge Quartaroni) e Waldir Viviani surgiu por iniciativa do paraense Ismael Neto que sonhava com um conjunto vocal que fosse além da mera diversão de vizinhos ou de adolescentes para apresentar-se em programas de auditório e virar um formação profissional. Ismael sonhava com um som que fosse transposto para cinco vozes em vez de normalmente a três vozes que compunham os conjuntos vocais brasileiros.
Para isso, no sótão da casa da vila em que morava com seus pais na Tijuca, Ismael juntou-se ao seu irmão Severino Filho de 14 anos e três vizinhos; Ari, Salvador e Tarquínio. Ao escolher um nome para o conjunto descartou os nomes que habitualmente batizavam os conjuntos vocais brasileiros- a ideia fixa era a Lua- e escolheu os Cariocas., embora nem ele nem Severino fossem nascidos no Rio; eram de Belém do Pará.
Quanto a Ari, Salvador e Tarquínio seus primeiros companheiros de jornada foram substituídos por outros meninos da vizinhança e estes por sua vez por ainda outros, á medida que o conjunto começou a se apresentar em festinhas de bairro. Em 1945, com uma formação improvisada,os Cariocas se apresentaram no programa de calouros Papel Carbono de Renato Murce na Rádio Clube e pegaram o segundo lugar – perderam o primeiro prêmio para um garoto assobiador. Mas Murce gosto do que viu e recomendou que o grupo se inscrevesse para uma próxima vez. Na segunda vez, os Cariocas tiraram o primeiro lugar ( cantando Rum and Coca-Cola sucesso das Andrew Sisters) e tornaram-se atrações frequentes do programa.
Outros pais talvez vissem naquilo uma ameaça de profissionalização e um obstáculo a que os rapazes continuassem se dedicando aos estudos. Mas o talento de Ismael e de Severino era tão visível que em fevereiro de 1946, Severino Silva, pai deles conseguiu um teste para o conjunto na Rádio Nacional. A banca examinadora era formada só por gente graúda na música popular brasileira, o maestro Radamés Gnattali. o produtor e letrista Haroldo Barbosa e o radialista e pesquisador Paulo Tapajós. Foi feito o teste e Os Cariocas não vacilaram. No dia seguinte veio o convite para se integrarem ao elenco do principal musical da emissora, Um Milhão de Melodias, patrocinado pela Coca-Cola, com orquestra regida por Radamés.
A Morte de Ismael

Ismael Neto tinha uma afinidade especial com a música. Seu gênio para a harmonização das vozes tornou-o admirado por homens tais como Radamés Gnatalli, Lyrio Panicalli e o compositor erudito Heitor Villa Lobos.
O que se destacava neste líder era a disciplina que ele impunha a seu conjunto embora pessoalmente ele fosse o indisciplinado modelo. Boêmio era um eufemismo muito simples para definir Ismael.
Seu porte físico que lembrava um herói de quadrinhos popular na época podia explicar sua resistência.. Em fins de 1955, Ismael saiu direto de uma hepatite mal curada para os chopes com genebra no Bar da Zica indiferente ao fato que tinha um grave problema de fígado. Mas não foi fígado que o matou. No começo do ano seguinte foi atacado por uma pneumonia e já entrou em pré-coma no hospital morrendo em meia hora. Ismael era diabético e não sabia. Tinha 31 anos.
Seu irmão Severino Filho assumiu com naturalidade o papel de líder do conjunto.

A Bossa Nova

Nada mais natural que a aproximação entre a bossa nova e os Cariocas. Depois de terem participado de uma gravação de “ Chega de Saudade “ com a cantora Elizeth Cardoso e acompanhados por ninguém menos que João Gilberto, o conjunto reaproximou-se de Tom Jobim e Billy Branco de cuja Sinfonia do Rio de Janeiro tinham participado e do compositor Carlos Lyra que também tivera uma música gravada por eles dois anos antes na Continental: Criticando.
A aproximação deu-se com os demais representantes da bossa nova por intermédio de Ronaldo Bôscoli e Lúcio Alves. Foi quando- ao lado de Lúcio, Sylvinha Telles, Aalyde Costa e outros, no dia 2 de dezembro de 1959, Os Cariocas participaram do show de bossa nova transmitido ao vivo do auditório da Radio Globo, na rua Irineu Marinho. Era a primeira vez que a bossa nova entrava no ar para milhares. Já reduzidos aos quatro elementos que passariam ser sua formação definitiva eles cantaram “ Chega de Saudade” e de Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini “Menina Feia” com sua vozes mais afiadas do que nunca. Os Cariocas estavam fechando o ciclo que tinham começado 11 anos antes em 1948 com ' Adeus América”. A bossa nova era a música que eles e todo os conjuntos vocais brasileiros do passado haviam sonhado desde o começo.

A Morte de Luiz Roberto
Em 1967, decepcionados com o rumo que a música popular brasileira estava tomando principalmente nos festivais de música os Cariocas resolveram interromper suas atividades.
Voltaram a se apresentar profissionalmente no dia 20 de outubro de 1988 no palco do Jazzmania.
Os Cariocas adentraram o palco do Jazzmania sob uma torrente de aplausos e nem deixaram a plateia respirar. Atacaram de “Samba do Avião” de Tom Jobim. A plateia que estava vendo eles estava em êxtase.
Veio o intervalo e na volta retomaram o repertorio de seus clássicos mais antigos dos anos 40 e 50 sem a qual a bossa nova provavelmente não teria existido: “ Adeus América” Tim-tim por tim- tim de Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa. “ Nova Ilusão” de Zé Menezes e Luiz Bittencourt e Canção da Volta do próprio fundador dos Cariocas Ismael Neto e Antônio Maria. E dando um salto de décadas começaram a cantar “ Tema para Lúcia” a homenagem do líder Severino a sua filha, a atriz Lúcia Veríssimo feita quando ela tinha doze anos. Lúcia sentada na primeira fila fora a responsável pela sonorização e iluminação do espetáculo. Foi então que Luiz Roberto na verdade o solista do conjunto interrompeu o número suando muito e pediu mais um intervalo.
Severino e seus colegas se entreolharam. Luiz Roberto foi aplaudido ao caminhar em direção á passagem que levava ao camarim., seguido pelos outros. Badeco fez menção de ampará-lo mas Luiz Roberto não permitiu.
Um médico não por acaso na plateia chegou aos bastidores em menos de um minuto: O Dr. Paulo Sérgio Oliveira cardiologista do cantor. Assim que ouvira o pedido de intervalo, compreendera imediatamente a situação e rumara para trás da cozinha onde ficava o camarim. Aliás não tinha ido ao Jazzmania não apenas pela música mas para estar a postos no caso de uma emergência. Encontrou uma ambiente de choro e desespero: Luiz Roberto inconsciente, estendido num sofá com um quadro agudo de infarte e praticamente morto. Pelos minutos seguintes,o cardiologista aplicou-lhe massagem cardíaca e respiração boca a boca. Não havia outros recursos, nem tempo para uma ambulância, uma remoção ou pronto socorro. Em instantes, Luiz Roberto estava morto.
Os colegas de conjunto sabiam que os problemas circulatórios de Luiz Roberto vinham de muito tempo. A tensão de voltar a cantar com os Cariocas pode ter interferido mas nem tanto- afinal há mais de um ano se preparavam para aquela noite, repassando incansavelmente os arranjos no apartamento de Severino, na rua Cupertino Durão, no Leblon e fazendo as cordas vocais recuperarem a antiga forma. Um mês antes já haviam feito algumas apresentações experimentais e tudo dera certo. E mesmo naquele dia tinham passado o som ensaiando de duas das tarde até oito da noite no Jazzmania. Depois cada qual tinha ido para sua casa para tomar um banho e relaxar antes de voltar para o espetáculo. Luiz Roberto que morava em Jacarepaguá fizera tudo isso sem alteração. Mas no caminho da boate tinha acontecido um incidente.
No entrocamento da rua Gomes Carneiro onde ficava o Jazzmania com a rua Visconde de Pirajá em Ipanema, um carro em sentido contrário quase se chocara com seu fusca. Com Luiz Roberto estavam mulher e filho. Ele se desviara mas por pouco não tinham sido atingidos e morrido ali mesmo. Luis Roberto era cardíaco e safenado e aquilo não era a melhor coisa que podia ter acontecido perto de um evento que iria comovê-lo.
O público seguia inocente do que estava passando ali dentro. A suspeita só começou quando alguém saindo dos bastidores confidenciou para um amigo que um dos Cariocas estava passando muito mal. Dali a pouco Michel Domingos, divulgador do Jazzmania subiu ao palco e muito emocionado explicou que os Cariocas não iriam mais voltar. No camarim, Badeco era o que estava mais inconsolável.
A informação logo se espalhou para fora da boate e pelas outras casas noturnas da cidade.
Luiz Roberto entrara no conjunto aos vinte e dois anos descoberto por Severino que o vira tocando guitarra e cantando na própria orquestra que dirigia paralelamente aos Cariocas. Luiz Roberto adaptara-se a o contrabaixo, herdara os solos vocais num belo estilo seresteiro em contraste com a dicção cortante dos demais e assim formados os Cariocas abraçaram definitivamente a bossa nova.


Oura vez a bossa nova

Pelos cinco seguintes até 1967, o conjunto gravou seis Lps da Phillips a gravadora que graças aos produtor Armando Pitganarri melhor entendeu o conjunto e o deixou trabalhar. A bossa nova correspondeu e presenteou os Cariocas com quase vinte canções inéditas para serem inauguradas e transformadas em clássicos por eles. Entre as canções, “ Ela é Carioca” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes ( composta a pedido deles), “ Inútil Paisagem “ de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira , “Também quem mandou” de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes e “ Domingo Azul” de Billy Blanco.

A Nova Formação.

Com sua nova formação devido a saída de Badeco e Quartera por razões particulares os Cariocas passaram se apresentar constantemente.
A nova formação dos Cariocas é : Severino Filho 80 anos piano e 1 voz. Eloi Vicente, 60 anos violão e 4 voz e solos, Neil Carlos Teixeira 39 contrabaixo e 3 voz e Hernan Castro 37 bateria e 2 voz.
Severino Filho, o único remanescente da formação original, faleceu no dia 1 de março de 2016.

Ela é Carioca ( Antônio Carlos Jobim- Vinícius de Moraes)

Ela é carioca
Ela é carioca
Basta o jeitinho dela andar
Nem ninguém tem carinho
assim para dar
Eu vejo na cor de seus olhos
As noite do Rio ao luar
Vejo a mesma luz, vejo o mesmo céu
Vejo o mesmo mar
Ela é meu amor, só me vê a mim
A mim que vivi para encontrar
Na luz do seu olhar
A paz que sonhei
Só sei que sou louco por ela
E para mim ela é linda demais
E além do mais
Ela é carioca
Ela é carioca

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