Roberto Menescal
O Barquinho ( Roberto Menescal - Ronaldo Boscoli)
Dia de luz, festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão, o amor se faz
No barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção, nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol
Beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar, desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul, ilhas do sul
E o barquinho, coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão
E então
O barquinho vai
E a tardinha cai
O Barquinho é a música mais famosa do compositor da bossa nova
capixaba radicado no Rio de Janeiro Roberto Menescal. Ele foi amigo
de Nara Leão e parceiro de Ronaldo Boscoli.
A bossa nova deu otimismo. a música popular brasileira até então
feita por grandes mestres mas derrotista, pessimista, desesperada,
soturna e sombria. Acabou-se o tempo das boates sombrias, dos homens
acabrunhados no quinto copo de uísque e das mulheres pérfidas e
fatais a as grandes vilãs da música popular brasileira que
arrastavam o homem á decadência e á dissolução. Abriu-se a porta
das boates onde só havia gente deprimida, o sol entrou e uma nova
geração de garotos atléticos e bronzeados deu uma cara nova a
música popular brasileira.
Roberto Menescal nasceu em Vitória, Espírito Santo no dia 25 de
outubro de 1937. Era de uma família de homens dedicados as ciência
exatas sendo quase impossível o garoto fugir de uma vida envolvendo
cálculos, compassos e régua T. Seu pai, Francisco de Assis Menescal
era engenheiro rodoviário. Seu tio Umberto Menescal, era engenheiro
civil pioneiro no uso de concreto e um dos construtores do Maracanã..
O tio de Menescal também construiu a Galeria Menescal símbolo do
luxo e da elegância da classe média emergente dos anos 40. E os
três irmãos do compositor, Bruno, Ricardo e Renato Menescal já
eram ou seriam engenheiros ou arquitetos de onde se indicava que a
vocação de Menescal era seguir a carreira da maioria de seus
familiares.
A convivência com o grupo que ele articulara em torno da cantora
Nara Leão e a sensação de estar participando de um movimento que
ameaçava revolucionar a música brasileira fez com que Mensecal
vacilasse em prosseguir o estudos. Foi Tom Jobim em 1959, que
resolveu seu dilema convencendo-o a ir para a carreira musical.
As Cantoras
Roberto Menescal foi grande amigo da cantora Nara Leão que no começo
de sua carreira sempre teria uma ascensão intelectual sobre ele. Foi
ela que lhe falou a respeito do jazz e lhe apresentou aos discos das
big bands. Foi ela que quis primeiro aprender violão contratando o
veterano Patrício Teixeira para ensinar-lhe o instrumento. Menescal
também tomou gosto pelo instrumento ao acompanhar as aulas de Nara
assimilou de ouvido as posições do violão e decidiu tomar caminho
próprio.
Foi outra cantora Sílvia Telles que o contratou como acompanhante
em uma excursão que ela faria a cidades do Nordeste e na volta o
convenceu a estudar com o maestro Moacir Santos para melhor explorar
seu potencial.
Foi a própria Nara aliás, tirando Sílvia Telles que já estava
consolidada no mercado, que primeiro personificou o que seria
conhecido como cantoras da bossa nova. Além dela Astrud Gilberto,
Wanda Sá, Tita, as integrantes do Quarteto em Cy, Olivia Hime,
Joyce, Olivia Byington e tantas outras que enfrentaram o preconceito
da época em relação a esta atividade e se tornaram cantoras
profissionais. Curiosamente Menescal seria produtor musical de quase
todas elas.
Os Parceiros
Com Ronaldo Boscoli, Menescal fez “ O Barquinho “, Nós e o Mar
“, Ah Se eu Pudesse”, A Morte de um Deus de Sal “,e aquele que
talvez tenha sido o único samba exaltação da bossa nova “ Rio “
Com Carlos Lyra , quando os dois eram mais jovens abriram uma
academia de violão destinada a ensinar o instrumento a outras
pessoas principalmente moças que moravam no mesmo bairro que eles.
Além de Nara Leão que foi de aluna a professora entres os alunos
estavam os futuros Edu Lobo, Wanda Sá, Marcos Valle, Dori Caymmi,
Francis Hime. Logo, Menescal foi o grande aglutinador da primeira
geração da bossa nova e não se contentou com isso; preparou também
toda uma segunda geração da bossa nova.
Ah ! Se Eu Pudesse (Roberto Menescal- Ronaldo Boscoli )
Ah !
Se eu pudesse te buscar sorrindo
E lindo fosse o dia
Como um dia foi
E indo nesse lindo
Feito por nós dois
Pisando nisso tudo
Que se fez canção
Ah ! Se eu pudesse te mostrar as flores
Que cantam suas cores
Para manhã que cresce
Que cheiram no caminho
Como quem falasse
As coisas mais bonitas
Pra manhã de sol
Ah ! Se eu pudesse no fim do caminho
Encontrar nosso barquinho
E levá-lo ao mar
Ah ! Se eu pudesse
Toda a poesia
Ah ! Se eu pudesse
Sempre aquele dia
Ah ! Se eu pudesse
Te encontrar serena
Eu juro,pegaria
Sua mão pequena
E juntos vendo o mar
Dizendo aquilo tudo
Quase sem falar
Primeiro Emprego
A partir de 1964, as solicitações do mercado passaram a ser outras,
inclusive extramusicais e Menescal nem sempre podia atendê-las. Não
tinha a menor ideia de como fazer uma canção de protesto e quando
os festivais da canção começaram a dominar o cenário em 1965, sua
sensibilidade o impedia de produzir aquele tipo de música apoteótica
e tonitoantre com final apocalíptico que a plateia dos festivais
exigia. Com o temperamento retraído que já manifestara até mesmo
entre seus amigos da bossa nova Menescal recolheu-se ainda mais na
segunda metade dos anos 60 embora fosse o produtor musical da cantora
mais visível do país; Elis Regina.
Mas ele acabou escolhido para exercer uma função; a de diretor
artístico da mais poderosa gravadora do Brasil na época, a Philips
depois Polygram.
O convite partiu de André Midani, principal executivo da empresa e
seu amigo desde antes da bossa nova.
E ele era justamente o escolhido para comandar um gravadora cujos
contratados no ano em que ele assumiu eram Tom Jobim, Elis
Regina,Chico Buarque, Nara Leão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria
Bethânia, Gal Costa, Rita Lee e quase todos os artistas de prestígio
na musica popular brasileira da época.
De prestígio na mídia, mas não necessariamente um sucesso nas
vendas, Durante os quinze anos em que foi diretor artístico da
Polygram , Menescal parou de compor e tocar para não constranger
seus contratados e engajou-se na batalha que sua função exigia.
Serviu de ponte entre os artistas e a gravadora, aprendeu a enxergar
o que seria melhor para cada um e venceu seus próprios preconceitos
contra artistas “ populares” como Evado Braga e Odair José
porque eram as gigantescas vendas destes últimos que permitiam
investir em novos valores ou nos que tinham apenas sucesso de
crítica. Sob o seu comando, todo mundo saiu ganhando- os artistas, a
gravadora e a própria música brasileira. Enquanto a música
americana entrava em decadência nos anos 70 a música brasileira era
um sucesso de criatividade e vendas.
Mas de repente o cenário musical ao qual o compositor estava
acostumado sofreu uma mudança que não o agradou.
Diante desse cenário, Menescal afastou-se da indústria. Longe da
musica assistiu com pesar a estagnação da música, ao crescimento
da pirataria e finalmente ao declínio da industria. Por causa de sua
grande amiga Nara que o convidou a acompanhá-la em seus últimos
anos voltou a tocar e compor. Era o reencontro consigo mesmo.
Nos anos 90, Menescal fundou o seu próprio selo, Albatroz e voltou a
trabalhar com a indústria de música e voltou a um caminho que
conhece bem: a bossa nova. Como produtor independente passou a
acolher qualquer projeto que tinha como meta a qualidade.
Trocou a caça submarina pela fotografia do fundo do mar e pelo
cultivo de bromélias.
Amanhecendo ( Roberto Menescal- Luiz Fernando Freire)
Nas águas deste rio indo para o mar
Iremos navegando quase sem parar
E vendo tantas nuvens brancas no azul
Esquece a madrugada triste que passou
O dia está nascendo, vem olhar o sol
As aves vem voando pelo nosso amor
Repare a poesia, é tanta alegria
Não chora nunca mais
Vem , vamos amar em paz que o dia traz
Mil cores diferentes nesse amanhecer
Encantos que são vistos só por quem amou
Iremos navegando sempre sem parar
O dia está nascendo vem olhar o sol
As aves vem voando pelo nosso amor
Repare a a poesia
É tanta alegria
Não chora nunca mais
Vem, vamos amar em paz
Vem, vamos amar em paz.
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