sábado, 11 de novembro de 2017

Sylvia Telles


Sylvia Telles

Dindi ( Antônio Carlos Jobim- Aloysio de Oliveira)

Céu , tão grande é o céu
E bandos de nuvens que passam ligeiras
Pra onde elas vão
Ah ! eu não sei, não sei
E o vento que fala nas folhas
Contando as histórias
Que são de ninguém
Mas que são minhas
E de você também
Ah ! Dindi
Se soubesses do bem que eu te quero
O mundo seria Dindi, tudo, Dindi
Lindo, Dindi
Ah ! Dindi
Se um dia você for embora me leva contigo Dindi
Fica Dindi, olha Dindi
E as águas deste rio aonde vão eu não sei
A minha vida inteira esperei, esperei
Por você Dindi
Que é a coisa mais linda que existe
Você não existe, Dindi
Olha, Dindi
Advinha, Dindi
Deixa, Dindi
Que eu te adore, Dindi... Dindi

Vida
A famosa cantora e intérprete da bossa nova Sylvia Telles nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de agosto de 1935. Era filha de Paulo Telles, paulista de origem, de uma família de juristas e intelectuais. Seu irmão chamava-se Mário Telles. Sua mãe, Dona Maria, era francesa de nascimento.
Sylvia estudou no colégio Sacre Couer de Marie situado no bairro das Laranjeiras. Fazia dança com a professora Madeleine Rosay do Corpo de Baile do Teatro Municipal.
O irmão de Sylvia ajudava o pai a tocar o negócio da família, no ramo de tecidos. Era amigo de João Gilberto o famoso compositor que inaugurou a famosa batida da bossa nova. Mas o que empolgava de verdade o irmão de Sylvia eram os conjuntos vocais e a intimidade que ele tinha com um deles Os Garotos da Lua, do qual João Gilberto fazia parte. Era amigo de dois integrantes do conjunto, Jonas e Acyr que trabalhavam nas lojas Murray como balconistas encarregados da venda de discos. As lojas de disco geralmente eram lojas de eletrodomésticos que também vendiam discos.
Com essas amizades, a casa do pai de Sylvia Telles era muito frequentada por vocalistas o que chamou a atenção de Sylvia a irmã caçula da família que também gostava de cantar. Foi ai que a artista descobriu sua vocação.

O Evento no Grupo Hebraico

Sylvia acabou participando de um humilde evento que a transformou numa das percursoras da bossa nova. Foi quando aceitou convite de Moisés Fuks, jornalista, e presidente do Grupo Universitário Hebraico um modesto centro de estudantes israelitas a quem Fuks tentava animar promovendo pequenos espetáculo musicais nas noites de quarta -feira. Mas como os estudantes sofriam com a falta de dinheiro o normal é que o palco da associação fosse ocupado por associados amadores que tinham alguma vocação artística.
Pensando em mudar esta situação, Fuks acionou o conhecido Ronaldo Boscoli jornalista do Última Hora para convocar um pequeno grupo de jovens que se reuniam no apartamento de uma garota chamada Nara ( a futura cantora e intérprete da bossa nova Nara Leão) namorada de Bôscoli.
Esses garotos eram Carlos Lyra, Chico Feitosa, Normando Santos e a própria Nara, Roberto Menescal, também futuro nome importante da bossa nova que tocava violão e já era semiprofissional e músicos como o saxofonista Bebeto Castilho, o trompista Bill Horn, o contrabaixista Henrique, o baterista João Mário e muitos outros todos principiantes. Bôscoli que era letrista e por ser mais velho tinha mais influência moral no grupo gostou da ideia de ver seus amigos se apresentando num palco de verdade. Mas como todos eram ainda solidamente desconhecidos ele temia que não atraíssem muita gente e então pensou em alguém já famoso.
Foi aí que apareceu o nome de Sylvia Telles que era amiga de Ronaldo e dos jovens.
Sylvia estava com vinte e três anos na época. Já era cantora famosa e com forte reputação artística, até na televisão. Era o dia 24 de agosto de 1958. Sylvia aceitou o convite de forma generosa e humilde para se apresentar com um grupo de anônimos num espetáculo gratuito que a princípio nada lhe renderia. Pois não só chegou na hora combinada como cantou seu maravilhoso repertório e fez questão de dividir os aplausos como os outros jovens que mal acreditavam no que estava acontecendo.

Os Primeiros Shows da Bossa nova

O primeiro grande show universitário da bossa nova foi no anfiteatro da Faculdade Nacional de Arquitetura, na Praia Vermelha no dia 22 de setembro de 1959 comandado por Ronaldo Bôscoli e novamente estreado por Sylvia Telles que se chamaria Samba- Session. Somente o espetáculo seguinte na Escola Naval no dia 13 de novembro é que seria chamado de Segundo Comando Da Operação Bossa Nova tendo sido o da Faculdade de Arquitetura o primeiro.
Até então a bossa nova não se designava por este nome. Ser “bossa nova” significava ter qualquer atitude diferente do usual. O grupo que Ronaldo conhecia da casa de Nara Leão era diferente portanto bossa nova.
Foi o que ele escreveu no release sobre o que seria apresentado naquela noite no Grupo Universitário Hebraico- uma noite bossa nova – e que pediu a secretária do Grupo Hebraico Lia Strauch para mimeografar e mandar pelo correio aos associados. Foi também a expressão que Lia usou no quadro-negro no próprio dia do espetáculo:

HOJE- SYLVIA TELLES E UM GRUPO BOSSA NOVA

Acontece que terminado o show, Ronaldo Bôscoli gostou tanto da expressão que juntamente com Fuks passou a repeti-la nas notícias que plantava sobre a turma nos jornais.

Discos

Sylvia Telles lançou seu primeiro LP pela Odeon de 10 polegadas com oito faixas intitulado Carícia, em que ela aparecia vestida de egressa do Lago Dos Cisnes e no qual cantava composições de gente que os colegas de Nara admiravam: Tom Jobim e Newton Mendonça (“Foi a Noite”), Garoto (“Duas Contas”) Tito Madi (“Chove Lá Fora”) Ismael Neto ( com Antônio Maria) “Valsa de Uma Cidade”). A Odeon fazia grandes planos para ela.
A Odeon poderia ter garantido com tranquilidade o monopólio da bossa nova quando em 1960 temendo justamente isso a Philips provocou a primeira grande fissura no movimento atraiu Carlos Lyra para suas cores com a promessa de lançá-lo num disco individual.
Pouco depois, em 1961, foi o próprio Aloysio de Oliveira (produtor, diretor de gravadora e marido de Sylvia) que se deixou seduzir pela Philips e levou com ele de saída Sylvinha, Lúcio Alves,o maestro Lindolfo Gaya e César Vilela e o fotógrafo Chico Pereira responsáveis por ser a primeira dupla gráfica da bossa nova e que criaram as famosas capas em cores do movimento.
Pouco depois Aloysio desentendeu-se com a Philips e com ao apoio do professor Celso Frota (padastro de Tom Jobim) fundou o selo Elenco.
Em toda as gravadoras por que passou Aloísio produziu grandes discos principalmente os de Sílvia Telles entre os quais um dos discos que consolidou a bossa nova Amor de Gente Moça.
Também cantou em Bossa Balanço , Balada pela Odeon onde cantou ao lado de Lúcio Alves.

Morte

Aloysio de Oliveira planejava uma carreira internacional para Silvia de quem se divorciara, afinal sua agora ex- mulher dominava perfeitamente o inglês e o francês.
Na madrugada no dia 17 de dezembro de 1966 um sábado Sylvia entrou em seu Fusca tendo ao lado sua cadelinha Nicole e seu ex-namorado Horácio de Carvalho Jr. e partiram pela Rodovia Amaral Peixoto, rumo a Maricá. Sylvia iria gravar um disco nos Estados Unidos mas adiara a gravação para depois do Natal.
O dia começava a nascer quando de repente o Fusca ziguezagueou pela pista no quilômetro 24 da estrada, Entrou debaixo de um caminhão carregado de abacaxis, foi brutalmente arrastado por ele e despencou num matagal, alguns metros abaixo. Os dois morreram na hora. A Polícia Técnica do estado do Rio concluiu que o motorista Horacinho dormira no volante.
Silvia Telles tinha apenas 31 anos de idade.

Foi a Noite ( Antônio Carlos Jobim- Newton Mendonça)

Foi a noite. foi o mar eu sei
Foi a lua que me fez pensar
Que você me queria outra vez
E que ainda gostava de mim
Ilusão eu bebi talvez
Foi o amor por você bem sei
A saudade que aumenta a distância
E a ilusão feita de esperança
Foi a noite
Foi o mar eu sei
Foi você

Esta gravação realizada em 1956 foi uma das gravações pioneiras da bossa nova que começou o gênero e consolidou Sylvia Telles como uma das grandes intérpretes do gênero.

Para ver uma interpretação de “ Foi a Noite” na voz da própria Sylvia Telles( interpretação tirada do disco Carícia “ ver o link :

https://www.youtube.com/watch?v=WWvYUpKhVd0


Nenhum comentário:

Postar um comentário